
O presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), Márcio Pauliki (PPS), é responsável por “passar o chapéu” junto ao empresariado local com o objetivo de arrecadar fundos para as campanhas de Sandro Alex (federal), do deputado estadual Marcelo Rangel (PPS) e do candidato a governador Osmar Dias (PDT). A prioridade seria levantar recursos para a campanha dos irmãos Sandro e Marcelo.

03/08/2010
Affonso Camargo é campeão em faltas no Congresso
Tucano compareceu em apenas sete sessões das 59 reuniões deliberativas realizadas no primeiro semestre de 2010
Affonso Camargo é o deputado mais faltoso, num semestre em que a Câmara bateu o recorde de ausências em toda a legislatura
O deputado federal Affonso Camargo Neto (PSDB), da Capital do Estado, mas que mantém o seu segundo reduto eleitoral em Ponta Grossa, tendo conquistado aproximadamente 45 mil votos na cidade nas últimas eleições, é também recordista em faltas da legislatura no Congresso Nacional. O levantamento de assiduidade parlamentar é feito pelo Congresso em Foco ao final de cada semestre/ano. O estudo tem como base a própria página eletrônica da Câmara dos Deputados. Todos os parlamentares que exerceram o mandato, independentemente do período e da condição (titular ou suplente), são incluídos para efeito de cálculos e comparações.
Segundo o levantamento, os deputados brasileiros acabam de obter mais um recorde, ainda que isso não seja motivo de orgulho. No primeiro semestre de 2010, eles registraram o maior número de faltas acumuladas em sessões deliberativas em plenário da legislatura (sessões de votação de proposta), em comparação aos semestres anteriores desde 2007. Ao todo, os deputados faltaram 7.567 vezes, justificadamente ou não, o que representa 25,6% de ausências em 59 sessões deliberativas realizadas entre fevereiro e julho.
Os dez mais faltosos do primeiro semestre deste ano tiveram juntos 433 faltas. O campeão de ausências foi o deputado Affonso Camargo (PSDB-PR) que compareceu em apenas sete sessões das 59 reuniões deliberativas realizadas no período. Em seguida, está o parlamentar maranhense Zé Vieira (PR), que faltou a 49 sessões, e o deputado Jader Barbalho (PMDB-PA), que faltou a 80% das sessões (47 ausências).
ANO ELEITORAL – O aumento das ausências na Câmara no primeiro semestre do ano tem como motivo o ano eleitoral. Deputados afirmam que, nesse período, cresce a necessidade de recorrer às bases nos estados e de estar mais próximo dos eleitores.
Em 2009, em relação ao ano anterior, os deputados aumentaram em mais de duas mil a quantidade de faltas em votações plenárias. Em 2008, se comparado com o ano de 2007, também houve aumento nas ausências. No segundo ano do mandato, os deputados faltaram 16% das sessões, enquanto no ano anterior esse percentual foi de 13,88%.
O artigo 55 da Constituição estabelece que o parlamentar que faltar a mais de um terço das sessões deliberativas fica passível de perder o seu mandato. Na prática, porém, esse dispositivo só foi aplicado em duas ocasiões, ambas em 1989. Na época, os deputados Felipe Cheidde (SP) e Mário Bouchardet (MG) foram cassados por faltas.
Em seu site, a Câmara ainda não disponibiliza os motivos das ausências dos parlamentares em relação às faltas justificadas – ou seja, aquelas abonadas por licenças por motivos de saúde, por interesse pessoal ou por missão oficial. Para saber a razão da ausência dos deputados, o Congresso em Foco entrou em contato por e-mail e por telefone com os parlamentares mais ausentes. (Com informações do site Congresso em Foco)

04/08/2010
Jocelito disse que encerra a carreira e volta a ser um “cidadão normal”
Maioria dos candidatos a deputado federal pelo PTB, PRP, PSL e o PTN foram contrários à entrada de Jocelito na chapa
Até o início da tarde de ontem o deputado estadual Jocelito Canto alimentava o sonho de dar continuidade a sua carreira política, como candidato a deputado federal, em substituição ao cartorário e candidato Valter Sâmara (ambos do PTB). “Acabou, não serei candidato mesmo. Para evitar maiores problemas internos dentro do partido tomei a decisão de manter a minha vontade de não ser candidato”, escreveu à tarde em seu blog na internet (http://jocelitocanto.zip.net).
Desde a última segunda-feira, dia 2, o presidente estadual do PTB, deputado federal Alex Canziani, deu início a uma consulta sobre o ingresso de Jocelito na chapa a deputado federal junto aos cerca de candidatos do PTB, PRP, PSL e o PTN. A maioria foi contrária à proposta. “Eles não aceitaram. Iria dar muita confusão”, explicou Jocelito em entrevista ao _blog no início da noite de ontem, informando que o partido indicou o seu nome para o “chapão” de deputado estadual formado entre o PSDB, DEM, PTB, PP e o PRB. “Não aceitei”, disse o deputado.
Apesar de não participar diretamente das eleições de outubro, Jocelito deve atuar na campanha. Por enquanto, ele já definiu que apoiará Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT) para o Senado. Para o governo do Estado ele diz que ainda não definiu seu posicionamento. "Tem um lado bom, vou fazer o que eu sempre queria desde o começo: encerrar a minha carreira e voltar a ser um cidadão normal", conclui.

APAVORADO - Era desta maneira que estava sentindo-se no dia de ontem o candidato a deputado federal Sandro Alex (PPS), diante da possibilidade da entrada do deputado estadual Jocelito Canto (PTB) na disputa com ele por uma vaga na Câmara Federal. Sandro telefonou para o secretário municipal de Recursos Humanos e presidente estadual do PTN, José Elizeu Chociai, para saber se ele não poderia fazer algo para impedir a substituição do cartorário e candidato a deputado federal Valter Sâmara (PTB) por Jocelito.
SANDRO COM GEORGE
O candidato a deputado estadual George Luiz de Oliveira (PMN) fechou dobradinha com Sandro Alex, candidato a deputado federal. O pepessista precisa fazer cerca de 100 mil votos para garantir a sua eleição e há quem diga que a sua situação não é muito favorável. Para isso, qualquer apoio é importante. Nem que custe o gato.
Enquanto for candidato voto quantas vezes puder para Afonso Camargo. Ele traz dinheiro de emendas parlamentares para nossa cidade e seria muito importante você se informar disso.
ResponderExcluir