sábado, 15 de janeiro de 2011

Nova chefe da 13ª SDP conhece cadeia pública


SUPERLOTAÇÃO Valéria Padovani, acompanhada do delegado-adjunto Leonardo Carneiro e do diretor Élter Garcia, observa uma das galerias
A delegada chefe da 13ª Subdivisão Policial (SDP), Valéria Padovani de Souza, conheceu, ontem à tarde, as instalações da cadeia pública de Ponta Grossa. Acompanhada do novo delegado-adjunto, Leonardo Carneiro, e do diretor do presídio, Élter Garcia, ela percorreu as galerias e os diversos setores do ‘Hildebrando de Souza’. “Viemos aqui para realizar um diagnóstico da cadeia. Conhecendo os problemas, vamos trabalhar para ver o que pode ser feito junto ao poder público”, disse.
Já no início da visita, a delegada ressaltou o problema da superlotação e destacou que essa situação é recorrente em todo o Paraná e no Brasil. “Esta não é uma peculiaridade de Ponta Grossa, mas nós vamos nos preocupar com o que cabe a nós, incluindo os demais que integram a 13ª SDP”, assegurou. “Para solucioná-lo, temos de buscar a inserção no sistema penitenciário dos presos já condenados”, adiantou. Valéria garantiu que vai buscar o apoio da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, responsável pelas penitenciárias. “Temos que manter o diálogo”.
Ela informou ainda que, por hora, não será necessário ampliar o espaço. “Se reservarmos a cadeia apenas para os presos provisórios, será possível melhorar a administração do local e, consequentemente, aumentará a qualidade de vida dos detentos”, observou. A cadeia pública Hildebrando de Souza tem capacidade para 176 detentos, mas hoje está com 480.
Valéria Padovani assumiu a 13ª SDP na quinta-feira. Sua visita à cadeia faz parte de um roteiro que ela pretende percorrer nos próximos dias para tomar conhecimento da situação da estrutura da Polícia Civil na região. Ela já esteve na Delegacia da Mulher e vai passar pelos quatro distritos policiais de Ponta Grossa. Ainda na próxima semana, a chefe começa a vistoriar as delegacias de cada um dos outros 18 municípios abrangidos pela Subdivisão. “Também já estamos organizando uma nova estrutura, vendo remoções e permutas”, contou.
O delegado-adjunto, Leonardo Carneiro, veio para Ponta Grossa na quinta-feira, dia em que a cidade também recebeu o delegado Maurício Souza da Luz. Dentre as mudanças já propostas por Valéria, também está a transferência do delegado Rodrigo da Silva Cruz para Palmeira. Na região, porém, ainda não foram anunciadas mudanças. “Mas isso é natural que venha a ocorrer”, finalizou a delegada. Publicado em: 15/01/2011 - 10:43

Nenhum comentário:

Postar um comentário