A expectativa é maior dessa vez porque o prefeito Pedro Wosgrau Filho (PSDB), prestes a encerrar seu segundo mandato consecutivo, não poderá disputar a reeleição. Logo, existe o suspense sobre quem será o seu indicado para sucedê-lo. O nome mais forte é o do deputado estadual Plauto Miró Guimarães (DEM), que não esconde o desejo de disputar a Prefeitura. “A eleição ainda está muito longe, por enquanto estamos preocupados em trabalhar para o Município. Eleição é um assunto para o ano que vem”, diz Wosgrau, que recentemente assumiu a presidência do PSDB em Ponta Grossa.
O grupo de Plauto e Wosgrau terá pela frente aquele que foi seu principal adversário na eleição passada. O PPS, dos irmãos Marcelo Rangel e Sandro Alex (que disputou o segundo turno em 2008), já anunciou que terá candidato próprio. Como Sandro assumiu recentemente o mandato como deputado federal, a tendência é de que Rangel seja o escolhido. “Temos bons nomes para a disputa da Prefeitura. Agora é o momento de trabalhar na organização do partido e discutir qual é o melhor”, despista Rangel.
Dois ex-prefeitos também despontam no cenário para a disputa de 2012: Jocelito Canto (sem partido), ex-deputado estadual, e Péricles de Holleben Mello (PT), reeleito no passado na Assembleia Legislativa. “O povo tem manifestado o desejo de me ver novamente na Prefeitura. Mas para isso acontecer, é preciso montar um grupo forte. Tudo pode acontecer”, resume Jocelito, que ainda não definiu o partido ao qual pretende se filiar. As chances maiores são do PMDB. Péricles, por sua vez, é novamente lembrado em razão de seu partido não contar com outros nomes com mais peso para a disputa majoritária.
Por enquanto, o mais enfático ao falar da disputa pela Prefeitura é o PV, que já anunciou como pré-candidato o radialista e empresário Tavinho Luck. O “Véio”, como é conhecido, foi candidato a deputado federal no ano passado e fez 15,7 mil votos, sendo 13 mil somente em Ponta Grossa. “Fui convidado para disputar o Palácio da Ronda em 2012 e recebi o apoio de diversos amigos e empresários que acreditam no meu potencial para governar a cidade. Por isso aceito o desafio”, afirmou Tavinho recentemente.
Possíveis candidatos à Prefeitura
Até o momento, cinco nomes despontam como possíveis candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa em 2012. Alguns amparados pelo bom momento que vivem em suas carreiras políticas, outros apostando na experiência na vida pública. Há ainda aqueles que precisam superar alguns obstáculos para que possam viabilizar uma possível participação na corrida eleitoral.

Plauto Miró Guimarães (DEM)
Deputado estadual em seu sexto mandato, assumiu neste ano a 1ª secretaria da Assembleia Legislativa. Foi candidato a prefeito em 1996 e agora deve ser o candidato do prefeito Pedro Wosgrau Filho (PSDB). A seu favor pesa o fato de ser hoje o principal interlocutor local junto ao governador Beto Richa (PSDB).

Marcelo Rangel
(PPS)
Deputado estadual ponta-grossense mais votado nas últimas eleições, está em seu segundo mandato. Ao lado do irmão, o deputado federal Sandro Alex, compõe uma das principais forças políticas locais atualmente. Em 2008, Sandro chegou a disputar o segundo turno das eleições municipais.

Jocelito Canto
(sem partido)
Ex-deputado estadual com três mandatos e ex-prefeito entre 1997 e 2000, já anunciou por diversas vezes sua aposentadoria política. Atualmente sem partido, tende a ir para o PMDB. Para poder concorrer, precisa solucionar as pendências com a Justiça, a fim de não ter problemas com a lei da Ficha Limpa

Péricles de Holleben Mello (PT)
Deputado estadual em seu quarto mandato, já governou Ponta Grossa entre 2001 e 2004. Pode ser candidato em razão de o PT não contar com nomes de peso para a disputa majoritária. Porém, teve recentemente desaprovadas suas contas de 2001 e 2003, o que pode impedi-lo de participar das eleições.

Tavinho Luck
(PV)
Radialista conhecido pelo seu personagem “Véio”, disputou sua primeira eleição no ano passado. Candidato a deputado federal, fez 15,7 mil votos, sendo 13 mil apenas em Ponta Grossa. Já foi anunciado como pré-candidato a prefeito pelo seu partido, que peca pela estrutura inferior à de outras legendas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário